Blog

Como eliminar rugas do rosto com preenchimento cutâneo

Como eliminar rugas do rosto com preenchimento cutâneo

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 8130 RQE 2674
Publicado em 20/07/2017 - Atualizado 08/02/2019


Como eliminar rugas do rosto é um questionamento feito, todos os dias, por muitas pessoas ao olharem-se no espelho. O preenchimento cutâneo é uma alternativa bastante utilizada para aumentar o volume dos lábios e melhorar os contornos da face, mas sua eficácia também se aplica às linhas de expressão.

Os benefícios são semelhantes aos de um lifting cirúrgico, mas sem o período de recuperação, com menores custos e resultados mais rápidos. Além disso, o preenchimento facial pode ser realizado em conjunto com outros tratamentos para a pele, como a aplicação de toxina botulínica. Essa é uma possibilidade que pode ser discutida com o cirurgião plástico depois de uma avaliação completa da paciente e de suas necessidades e expectativas.

Saiba como eliminar rugas do rosto utilizando o ácido hialurônico

Antes de descobrir como eliminar rugas do rosto, é preciso saber que a substância mais comumente utilizada no preenchimento facial é o ácido hialurônico, encontrado, naturalmente, no organismo humano. Ao iniciar o procedimento, o cirurgião marca, no rosto da paciente, os pontos que receberão o preenchedor. Em seguida, os locais de injeção são limpos e um anestésico tópico pode ser usado.

A aplicação dura, no total, apenas alguns minutos. Áreas de rugas profundas, como as pregas nasolabiais (“bigode chinês”) e as linhas entre os lábios e o queixo (“linhas de marionete”), requerem injeções múltiplas para obter o resultado desejado.

Ao final, as regiões tratadas são lavadas e o cirurgião pode dar à paciente uma bolsa de gelo, para ajudar a reduzir qualquer possível desconforto.

Em geral, o preenchimento com ácido hialurônico não causa nenhum tipo de reação adversa, porque a substância é bastante segura e familiar ao organismo. No entanto, podem ocorrer acne, assimetria, infecção, coceira, vermelhidão, sensibilidade, dormência temporária, erupção cutânea, entre outros efeitos colaterais.

Após o procedimento, realizado no próprio consultório do cirurgião plástico, a paciente pode retomar as atividades cotidianas imediatamente. É preciso, apenas, lembrar de não esfregar as áreas que receberam injeções, para que o material permaneça intacto. É possível que surjam inchaço e hematomas, que desaparecem em poucos dias. A mulher pode usar maquiagem para esconder as marcas, com o cuidado de não pressionar a região tratada.

O resultado final torna-se visível em poucos dias, mas é importante lembrar que ele não é permanente. Para mantê-lo, é preciso repetir o tratamento. O grau e a velocidade de envelhecimento de cada pessoa é o que determina o intervalo de tempo para isso. Caso a reaplicação não seja realizada, a aparência voltará a ser a mesma de antes.

Quando a paciente desejar uma solução definitiva em relação a como eliminar rugas do rosto, o ideal é conversar com um cirurgião plástico sobre alternativas cirúrgicas de tratamento.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 8130 RQE 2674

Formado em medicina pela UFSC e mestre em Cirurgia Plástica pela USP, o Dr. Evandro Parente dedica sua carreira para aliar o relacionamento de confiança com seus pacientes e a qualidade nos resultados. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da qual foi presidente na regional Santa Catarina.