Blog

Dr. Evandro tira dúvidas sobre a cirurgia íntima

Dr. Evandro tira dúvidas sobre a cirurgia íntima

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 8130 RQE 2674
Publicado em 08/07/2019


“A cirurgia íntima é um procedimento realizado para rejuvenescer e melhorar a aparência estética da região genital feminina”, explica Dr. Evandro Parente, mestre em cirurgia plástica e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Graças a evolução das cirurgias plásticas, hoje em dia, é possível realizar esse método de rejuvenescimento da região íntima de forma bastante eficaz, proporcionando maior autoestima e confiança para a vida dessas pacientes.

Ouça este conteúdo: 

 

Confira o artigo e entenda um pouco mais sobre as cirurgias íntimas femininas e por qual motivo devem ser feitas por um cirurgião plástico de confiança.

Cirurgia íntima feminina: conheça as principais

De forma geral, a cirurgia íntima engloba diversos procedimentos para a melhoria do aspecto da região íntima. Conheça os principais:

Redução dos pequenos lábios ou ninfoplastia

A ninfoplastia é um procedimento indicado para corrigir a genitália externa feminina, com o intuito de melhorar a hipertrofia dos pequenos lábios, sem que a sua forma seja alterada.

“As mulheres que estão próximas ao período da menopausa ou que passaram por uma intensa perda de peso estão mais propícias a procurar pelo procedimento de redução dos pequenos lábios”, orienta Parente.

Esse procedimento é realizado por meio da retirada do tecido excedente e da aproximação das bordas dos pequenos lábios. Além disso, a ninfoplastia também pode vir acompanhada da redução do excesso do clitóris, quando necessário.

Procedimentos nos grandes lábios

Em relação aos grandes lábios vaginais, o procedimento cirúrgico pode atuar proporcionando aumento pelo enxerto de gordura, embora as propostas mais comuns sejam de redução dos grandes lábios. Além das técnicas cirúrgicas, é possível também realizar uma lipoaspiração na região.

Rejuvenescimento vaginal

Também chamada de perineoplastia ou vaginoplastia, esse método trata-se de um conjunto de intervenções destinadas a corrigir alguns problemas da vulva, vagina e musculatura do pavimento pélvico, em decorrência do envelhecimento e do traumatismo do parto.

Além disso, a vaginoplastia também corrige problemas secundários destes, como prolapsos útero-vaginais e incontinência urinária.

Himenoplastia

A himenoplastia é o procedimento responsável por reconstruir e restaurar o hímen, que chamamos também de “recuperação da virgindade”.

Os métodos destinados a restaurar o hímen podem ser simples ou mais complexos, o que vai depender da necessidade de cada situação. Essa cirurgia é indicada para mulheres que procuram por um melhor desempenho sexual.

Intervenções sobre o clítoris

Nesse caso, temos procedimentos de redução, aumento ou exposição do clítoris. Por exemplo, no caso de redução do clítoris, o intuito é reparar quadros de hermafroditismo, hiperplasia congênita da suprarrenal ou, em alguns casos, de virilização.

Quando for necessário esse tipo de procedimento, é fundamental que este seja acompanhado por um especialista em patologia valvular.

O aumento da autoestima feminina

É importante considerar que os diversos procedimentos que a cirurgia íntima engloba destinam a proporcionar o aumento da autoestima das mulheres, já que resolve os diversos constrangimentos ocasionados pelo incômodo da exposição da região íntima.

Cabe ressaltar que todos esses procedimentos não alteram a sensibilidade da região e nem prejudicam a função sexual feminina. Inclusive, a cirurgia íntima é muitas vezes recorrida para melhorar o desempenho da atividade sexual.

Por isso, é fundamental que essa cirurgia seja realizada por um profissional devidamente qualificado, para que as complicações sejam evitadas e os resultados sejam os melhores possíveis.

Saiba escolher um profissional de confiança

A cirurgia íntima, assim como qualquer outra cirurgia plástica, deve ser realizada por um profissional qualificado e reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Para se ter ideia na importância do procedimento, quando os pequenos lábios vaginais são retirados em excesso, é impossível reverter o processo. Além disso, outras complicações desagradáveis podem ocorrer, caso não sejam realizadas corretamente.

Por isso, esteja ciente de escolher um profissional devidamente qualificado e evite economizar quando o assunto é a sua saúde, pois o barato pode sair caro futuramente.

Saiba mais sobre a cirurgia íntima com o Dr. Evandro Parente

Você tem interesse em realizar o procedimento? Envie uma mensagem para o WhatsApp e converse com a nossa equipe.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 8130 RQE 2674

Formado em medicina pela UFSC e mestre em Cirurgia Plástica pela USP, o Dr. Evandro Parente dedica sua carreira para aliar o relacionamento de confiança com seus pacientes e a qualidade nos resultados. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da qual foi presidente na regional Santa Catarina.