Blog

A importância do repouso depois da cirurgia plástica

A importância do repouso depois da cirurgia plástica

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 8130 RQE 2674
Publicado em 23/06/2017 - Atualizado 08/02/2019


Uma cirurgia plástica mexe com as emoções, traz preocupações e, quase sempre, causa dor física no pós-operatório. É uma situação de estresse para o organismo. Por isso, o repouso depois da cirurgia plástica é necessário e obrigatório, para que o corpo se recupere de forma adequada e tranquila. A duração do tempo de descanso e outras recomendações relacionadas a esse período dependem do tipo de procedimento realizado e podem variar, também, de pessoa para pessoa.

Benefícios do repouso depois da cirurgia plástica

Respeitar o tempo de repouso depois da cirurgia plástica é fundamental para que os resultados sejam como o esperado e não haja complicações. A maioria dos procedimentos exige um período de recuperação antes da retomada das atividades cotidianas. Por isso, as férias são a época mais indicada, geralmente, para realizar uma cirurgia. É preciso se programar com antecedência para que seu corpo e sua saúde sejam a prioridade.

A recuperação é uma etapa delicada e que pode demandar muita dedicação do paciente. Parte do repouso depois da cirurgia plástica consiste em ficar mais tempo deitado, limitar os movimentos (de acordo com o procedimento), não praticar atividades físicas, não se expor ao sol, utilizar malhas cirúrgicas (quando necessário), tomar as medicações prescritas pelo médico e, dependendo da situação, realizar tratamentos pós-cirúrgicos para auxiliar na recuperação, como a drenagem linfática.

No entanto, é preciso lembrar, também, que, dependendo de qual for a cirurgia, é recomendado que o repouso absoluto seja restrito, já que o excesso de descanso pode contribuir para o aumento do inchaço e o acúmulo de líquido.

Caso a paciente siga todas as orientações médicas corretamente, é possível antecipar o retorno à rotina. Porém, apenas o cirurgião plástico pode autorizar a retomada das atividades habituais.

Quando o período de repouso depois da cirurgia plástica tiver de ser longo, é importante estar preparado e ter à mão algumas ferramentas para facilitar e auxiliar na recuperação:

  • compressas frias ou gazes umedecidas em gelo, para reduzir o inchaço;
  • cintas e meias de compressão ou sutiãs pós-cirúrgicos;
  • compressas de gaze, para manutenção das feridas;
  • almofadas de elevação, caso seja recomendado elevar a área tratada a uma posição específica;
  • alimentos macios e bastante líquido, para hidratar o organismo.

Pode ser que seja preciso ter a ajuda de alguém para realizar atividades básicas nos primeiros dias. O não cumprimento das recomendações do pós-operatório pode causar a abertura dos pontos e, até, a necessidade de uma nova cirurgia.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 8130 RQE 2674

Formado em medicina pela UFSC e mestre em Cirurgia Plástica pela USP, o Dr. Evandro Parente dedica sua carreira para aliar o relacionamento de confiança com seus pacientes e a qualidade nos resultados. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da qual foi presidente na regional Santa Catarina.