Blog

Benefícios do lifting para o rejuvenescimento facial

Benefícios do lifting para o rejuvenescimento facial

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 8130 RQE 2674
Publicado em 28/03/2018 - Atualizado 08/02/2019


O lifting para o rejuvenescimento facial é uma cirurgia plástica feita para diminuir as rugas da face e do pescoço, além de reduzir a flacidez da pele e remover o excesso de gordura do rosto, dando um aspeto mais jovem e bonito.

Esta cirurgia, também conhecida por ritidoplastia, é mais comum em mulheres a partir dos 45 anos e deve ser realizada por um cirurgião plástico, usando anestesia geral e, sendo necessário internação por cerca de três dias. Para se obter melhores resultados, pode-se fazer outras cirurgias, como a blefaroplastia, para corrigir as pálpebras, e rinoplastia, para posicionar o nariz.

Quando é indicado o lifting para o rejuvenescimento facial

O lifting facial pode ser realizado quando se tem:

  • rugas profundas, dobras e marcas de expressão;
  • pele flácida e caída sobre os olhos, bochechas ou pescoço;
  • rosto muito fino e acúmulo de gordura no pescoço, com pele caída.

Estas alterações no rosto são mais frequentes a partir dos 45 anos de idade devido ao envelhecimento. É mais comum que os pacientes optem por realizar o lifting a partir dessa idade.

O envelhecimento facial é mais comum em fumantes, indivíduos que se expõe ao sol de maneira excessiva e quando se faz bronzeamento artificial frequentemente.

Benefícios do lifting de rosto

Os benefícios do lifting para o rejuvenescimento facial é que a técnica é uma cirurgia plástica que torna o rosto mais jovem, com pele mais viçosa e bonita, provocando bem-estar e aumentando a autoestima das pacientes.

Como é feita a cirurgia

A cirurgia é realizada com a paciente anestesiada ou sob sedação, ou seja, são administrados remédios para fazê-la dormir profundamente e diminuir a sensação de dor. Durante a operação, é necessário:

  • prender o cabelo em várias mechas pequenas para evitar contaminar a pele e facilitar a realização da cicatriz;
  • fazer pequenas picadas no rosto para aplicar a anestesia;
  • fazer cortes no rosto para costurar os músculos da face e cortar a pele em excesso;
  • fazer a cicatriz em torno das orelhas e cabelo;

Normalmente, a cirurgia demora cerca de quatro horas e é muito delicada.

Como se preparar para a cirurgia

Antes de realizar o lifting para rejuvenescimento facial, é necessário fazer uma avaliação geral do estado de saúde, realizando exames de sangue e eletrocardiograma. O médico deve questionar sobre a presença de doenças, uso de remédios frequentes, uso de cigarro ou alergias que podem comprometer a recuperação.

Além disso, geralmente, o médico recomenda evitar:

  • remédios como anticoagulantes e analgésicos;
  • cigarro por, pelo menos, um mês antes da cirurgia;
  • cremes faciais nos dois dias anteriores à cirurgia.

Também é fundamental iniciar um período de jejum cerca de 10 horas antes da cirurgia.

A cirurgia deixa cicatriz?

A cirurgia facial sempre deixa cicatrizes. Porém, elas variam com o tipo de técnica que o médico utiliza e, na maioria dos casos, são pouco visíveis, pois ficam cobertas pelo cabelo e no contorno das orelhas. A cicatriz vai mudando de cor, sendo que, inicialmente, é rosa e, posteriormente, torna-se semelhante à cor da pele, demorando cerca de um ano para atingir esse aspecto.

Os resultados finais da cirurgia só são visíveis cerca de um mês após o procedimento. Porém, na maioria dos casos, a cirurgia não é para o resto da vida e, por isso, os resultados sofrem alterações ao longo dos anos. Alguns fatores que podem acelerar esse processo são o envelhecimento, a variação de peso ou a exposição prolongada ao sol.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 8130 RQE 2674

Formado em medicina pela UFSC e mestre em Cirurgia Plástica pela USP, o Dr. Evandro Parente dedica sua carreira para aliar o relacionamento de confiança com seus pacientes e a qualidade nos resultados. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da qual foi presidente na regional Santa Catarina.