Blog

Lipoaspiração na barriga não emagrece, mas ajuda

Lipoaspiração na barriga não emagrece, mas ajuda

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 8130 RQE 2674
Publicado em 05/12/2017 - Atualizado 08/02/2019


É importante saber que a lipoaspiração na barriga não visa o emagrecimento do paciente. Na realidade, o procedimento chega a ser contraindicado para as pessoas que se encontram acima do peso ou mesmo obesas. Não é possível, através da lipoaspiração na barriga, emagrecer de forma efetiva, mas sim, melhorar o contorno corporal, removendo as gorduras localizadas.

Isso mesmo. A lipoaspiração é uma cirurgia plástica estritamente indicada para retirar o excesso de gordura localizada em uma determinada área do corpo. Como exemplo, a barriga, as coxas, os flancos, as costas ou os braços. Ela ajuda a delinear o corpo do paciente, de acordo com as suas necessidades.

Como a lipoaspiração na barriga ajuda a emagrecer?

Após a realização da lipoaspiração na barriga, o paciente que subir em uma balança provavelmente não verá muita diferença em seu peso corporal. A gordura externa, que é retirada na lipoaspiração, é muito menos densa do que os músculos, por exemplo.

Sendo assim, o procedimento ajuda a emagrecer no sentido de oferecer acabamento e definição ao corpo. A lipoaspiração é eficaz para as pessoas que, mesmo sendo adeptas da alimentação equilibrada e de atividades físicas, não conseguem eliminar bolsas de gordura em determinadas regiões do corpo.

Qual o peso correto para realizar lipoaspiração na barriga?

A lipoaspiração na barriga é especialmente indicada para aquelas pessoas que estão no seu peso ideal, possuem hábitos saudáveis de alimentação e atividade física e que, apesar disso, apresentam acúmulo de gordura localizada.

Para eliminar o problema, durante a lipoaspiração, o cirurgião:

  • delimita, na pele, com uma caneta específica, o local onde será retirado a gordura;
  • faz pequenas incisões no local, por onde se insere a anestesia e o tubo para aspirar a gordura;
  • promove a sucção da gordura com o tubo de aspiração.

A lipoaspiração na barriga pode ser realizada em homens e mulheres, usando anestesia local, peridural ou geral. A duração do procedimento depende da quantidade de gordura a ser aspirada, podendo chegar a até duas horas.

Quantidade máxima de gordura retirada na lipoaspiração

É preciso entender que há um limite de gordura corporal que pode ser retirada em uma lipoaspiração na barriga. Este fator é muito importante e a maioria das pessoas têm dúvidas sobre o tema.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda que o limite de gordura aspirada não ultrapasse 5 a 7% (em litros) do peso corporal do paciente.

Ou seja, em um paciente de 60kg, o máximo de gordura aspirada deve ser 4,2 litros. Convertendo para quilos, o paciente perderia em torno de 2kg, o que seria pouco representativo na busca pelo emagrecimento.

Portanto, a lipoaspiração na barriga tem como principal objetivo realçar o contorno do local, além de oferecer o molde desejado pelo paciente que emagreceu, mas que não consegue livrar-se da gordura localizada.

De qualquer forma, qualquer pessoa que esteja pensando em realizar a lipoaspiração na barriga deve, antes de tudo, consultar um cirurgião plástico qualificado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Somente este profissional poderá oferecer todas as informações necessárias. Além disso irá expor os benefícios do procedimento, bem como analisar as necessidades do paciente.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 8130 RQE 2674

Formado em medicina pela UFSC e mestre em Cirurgia Plástica pela USP, o Dr. Evandro Parente dedica sua carreira para aliar o relacionamento de confiança com seus pacientes e a qualidade nos resultados. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da qual foi presidente na regional Santa Catarina.