Blog

O que comer antes e depois da cirurgia plástica?

O que comer antes e depois da cirurgia plástica?

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 8130 RQE 2674
Publicado em 27/09/2018 - Atualizado 08/02/2019


Os cuidados antes e depois da cirurgia plástica orientados pelo médico devem sempre ser seguidos. Dessa forma, é possível que os resultados do procedimento sejam mais efetivos sobre o organismo do paciente.

Dessa forma, dentre todas as preocupações necessárias no pré e pós operatório de uma cirurgia plástica, a alimentação é um fator decisivo. Acompanhe informações importantes sobre como se alimentar antes e depois do procedimento cirúrgico.

Alimentação antes e depois da cirurgia plástica: por quê é tão importante?

Quando nos submetemos a uma cirurgia plástica, a importância dada ao que se ingere precisa ser redobrada, já que a alimentação tem pode influenciar nos resultados do procedimentos. Veja os motivos de manter uma boa alimentação antes e depois da cirurgia plástica:

  • os riscos cirúrgicos de complicações diminuem quando nos alimentamos corretamente;
  • o corpo tende a se recuperar mais rápido quando nos alimentamos de maneira mais saudável;
  • a alimentação correta prepara o organismo para passar pelo trauma do procedimento;
  • no pré-operatório, o plano alimentar correto é fundamental para controlar o apetite e o metabolismo;
  • já no pós operatório a qualidade do que se ingere pode melhorar ou piorar a cicatrização e, consequentemente, influenciar  os resultados desejados.

É muito importante que a mudança dos hábitos alimentares aconteça antes da cirurgia e permaneça até o término da recuperação. Além da qualidade do alimento, é fundamental se atentar às quantidades das porções.

O que não é aconselhável no plano alimentar do pré e pós operatório da cirurgia plástica?

Para não atrapalhar no processo de cicatrização e nem prejudicar o sistema imunológico como um todo, alguns alimentos devem ser evitados:

  • a quantidade de sal deve ser reduzida, já que o sódio pode aumentar o inchaço e a retenção de líquido;
  • o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e açúcar devem ser retirados do plano alimentar;
  • embutidos e industrializados, assim como fast food, refrigerantes, frituras, molhos prontos e carnes gordurosas estão restritos.

Se atente à alimentação correta

Os alimentos que devem ser incluídos no cardápio ajudam na recuperação, cicatrização e ainda evitam possíveis infecções. Conheça um pouco sobre:

Alimentos que aumentam a imunidade e a produção de colágeno

Os alimentos ricos em vitamina C como as frutas cítricas (limão, acerola, morango, abacaxi e laranja) e os vegetais verde-escuros como espinafre e brócolis são muito bem vindos. Além disso, o tomate e o pimentão são indicados. Esses alimentos aumentam a imunidade e a absorção de ferro, além de prevenir a anemia e estimular a produção de colágeno.

Alimentos importantes para a cicatrização e inflamação

Para ajudar na cicatrização e reações inflamatórias é importante consumir alimentos ricos em ácidos graxos, ômega 3 e óleos vegetais. Alimentos ricos em ferro também ajudam na anemia e cicatrização, como aves, ervilha, lentilha, feijão e peixes.

Auxílio para o intestino e a circulação sanguínea

Alguns alimentos ricos em fibras são importantes para diminuir a prisão de ventre, que pode ser comum durante o pós operatório. Além disso, são alimentos cicatrizantes e melhoram a circulação sanguínea. São eles: cereais, legumes, vegetais e frutas. O leite e iogurte também ajudam a flora intestinal.

Aumentar a ingestão de líquidos

Uma recomendação indispensável é manter o corpo sempre hidratado. A paciente pode optar por oito copos diários de água (no mínimo), o consumo de água de côco e sucos de frutas.

Lembre-se de tirar todas as dúvidas com seu médico e, caso necessário, busque orientação com um especialista que poderá te indicar uma dieta balanceada para o período pré e pós cirúrgico.

 

Gostou do texto? Entre em contato para marcar uma consulta e fazer a sua cirurgia plástica com um cirurgião de confiança.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 8130 RQE 2674

Formado em medicina pela UFSC e mestre em Cirurgia Plástica pela USP, o Dr. Evandro Parente dedica sua carreira para aliar o relacionamento de confiança com seus pacientes e a qualidade nos resultados. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da qual foi presidente na regional Santa Catarina.

Falar pelo WhatsApp