Blog

Para quem a lipoaspiração é indicada?

Para quem a lipoaspiração é indicada?

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 8130 RQE 2674
Publicado em 15/09/2016 - Atualizado 08/02/2019


A lipoaspiração é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados no Brasil, principalmente por quem tem interesse em conquistar uma forma física perfeita. Entretanto, não é todo mundo que pode fazê-la. Para estar entre as pessoas para quem a lipoaspiração é indicada é preciso responder, primeiro, a seguinte pergunta:

  • Você está incomodado com o excesso de acúmulo de gordura (localizado em qualquer lugar de seu corpo) e não vê bons resultados, apesar da dieta e da prática de exercício físico?

Caso a resposta seja positiva, a lipoaspiração pode ser recomendada para você. Mas não é somente isso que torna uma pessoa apta a realizar a cirurgia. Para se submeter à lipoaspiração, é necessário:

  • ter 30% do peso ideal;
  • ter a pele firme;
  • ter bom tônus muscular;
  • ser saudável e não possuir doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização;
  • não fumar;
  • ter expectativa realista sobre o resultado cirúrgico;
  • estar determinado a seguir as recomendações do cirurgião plástico.

Porque há restrição para quem a lipoaspiração é indicada

As pessoas para quem a lipoaspiração é indicada devem atender a maior parte dos itens relacionados acima para evitar a frustração associada à descoberta de que a cirurgia não promove o emagrecimento. O procedimento é recomendado para pessoas que têm corpos com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada, apesar do cuidado para manter uma alimentação saudável e da prática constante de exercícios físicos.

A gordura pode se acumular nas coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos devido a características genéticas, à falta de controle do peso ou de atividade física. Qualquer que seja o caso, a lipoaspiração pode ser realizada isoladamente ou associada a procedimentos de cirurgia plástica tais como o facelift, a redução de mama ou a abdominoplastia.

A lipoaspiração emagrece?

O que precisa ficar claro é que a lipoaspiração não é uma forma rápida de perder peso, nem um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de atividade física e bons hábitos alimentares. Em alguns casos, a cirurgia é um complemento à perda excessiva de peso, sendo usada, principalmente, para remodelar áreas específicas do corpo, remover a sobra de depósitos de gordura, melhorar os contornos do corpo e a proporção.

Manter os resultados obtidos inicialmente com a lipoaspiração depende de conservar o peso adequado e adotar um estilo de vida saudável. A falta de cuidado  e o ganho de peso pode reverter os resultados. Ao considerar realizar a cirurgia, o ideal é consultar um cirurgião plástico que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para realizá-la com um médico qualificado e de forma segura.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 8130 RQE 2674

Formado em medicina pela UFSC e mestre em Cirurgia Plástica pela USP, o Dr. Evandro Parente dedica sua carreira para aliar o relacionamento de confiança com seus pacientes e a qualidade nos resultados. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da qual foi presidente na regional Santa Catarina.