Blog

Saiba como deixar a pele do rosto lisa, firme e jovem

Saiba como deixar a pele do rosto lisa, firme e jovem

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 8130 RQE 2674
Publicado em 30/12/2017 - Atualizado 08/02/2019


Deixar a pele do rosto lisa, firme e  jovem requer alguns cuidados diários. Eles irão ajudar a manter a pele sempre limpa e a retardar o envelhecimento, mantendo-a livre de impurezas que se acumulam ao longo do dia, como vestígios de poluição, células mortas e oleosidade.

As rugas, a flacidez, as manchas no rosto e diversos outros problemas representam um incômodo que retira o aspecto “lisinho” da pele. Caso você beba, fume ou frequentemente durma pouco, saiba que esses excessos irão comprometer ainda mais a saúde da pele do seu rosto. Os malefícios podem ainda não ser visíveis, no entanto, mais cedo ou mais tarde os efeitos irão aparecer.

Dicas de como deixar a pele do rosto lisa, firme e jovem

Para deixar a pele do rosto lisa e com um aspecto firme e jovem, é necessário eliminar todos os maus hábitos e adotar cuidados diários. Eles ajudam a evitar o aparecimento de flacidez, rugas e manchas, promovendo renovação celular de forma contínua. Confira:

Lave o rosto

Recomenda-se limpar o rosto diariamente com água morna e sabonete específico para cada tipo de pele. Este passo é imprescindível para a remoção das células mortas e evita o excesso de oleosidade. De acordo com cada caso, é recomendado repetir o processo de duas a três vezes por dia. Posteriormente, deve-se tonificar a pele com um adstringente.

Dica! Faça uma limpeza de pele profissional a cada mês. O procedimento age de forma mais profunda, eliminando as impurezas da pele do rosto.

Utilize hidratante específico

Após a limpeza com sabonete e adstringente, deve-se aplicar um hidratante facial. Mas, cuidado. Caso a sua pele seja oleosa ou mista, o produto deve ser específico, indicado como  “oil free”. Prefira as formulações à base de gel, gel creme, sérum e fluído. Estes hidratantes evitam o acúmulo de oleosidade.

Tenha uma alimentação saudável e balanceada

Para se garantir a beleza externa, é preciso ter atenção ao que se ingere. Portanto, tudo o que se come deve oferecer algum benefício ao corpo, em especial, à pele. Uma alimentação regrada e saudável ajuda a controlar a flacidez, por exemplo.

Faça esfoliações periódicas no rosto

A esfoliação é uma grande aliada para deixar a pele do rosto lisa e jovem. A técnica auxilia, ainda, na firmeza da derme. É recomendado que a esfoliação seja feita de uma a duas vezes por semana, para remover o sebo e células mortas.

Dica! Não esfolie a pele com muita força. Faça movimentos suaves e uniformes em todo o rosto e dê preferência aos produtos mais finos.

Use protetor solar

É preciso usar o protetor solar regularmente, pois ele é o método mais eficaz de prevenir o envelhecimento da pele. Além de envelhecer, a exposição solar prolongada e inadequada pode causar câncer de pele. Tenha sempre em mãos um protetor solar com filtro alto e faça uso dele sempre que julgar necessário.

Tratamentos para deixar a pele do rosto lisa, firme e jovem

Existem tratamentos eficazes para deixar a pele do rosto lisa, firme e jovem. As pessoas que apresentam flacidez, rugas, ou até mesmo cicatrizes, podem contar com os seguintes procedimentos:

Preenchimento cutâneo

Preenchimentos dérmicos injetáveis são usados para deixar a pele mais lisa, melhorando contornos superficiais e suavizando ou eliminando rugas faciais. O procedimento melhora, ainda, a aparência de cicatrizes, elimina a flacidez em excesso da pele e adiciona volume, apresentando resultados imediatos.

Toxina Botulínica

A toxina botulínica é uma substância injetada com uma agulha, em músculos específicos. A injeção enfraquece o músculo para que não se contraia, provocando, assim, a diminuição das rugas indesejadas. Seu potencial permite reduzir ou eliminar linhas de expressão, rugas na testa, pés de galinha perto dos olhos e bandas grossas no pescoço.

Não é necessário aplicar anestesia. Não há tempo de repouso ou de recuperação. Os resultados são notados dentro de alguns dias, no entanto, demora até uma semana para surgir o efeito completo.

Lifting facial

Também chamado cirurgia da face, o lifting facial é um procedimento cirúrgico para melhorar sinais visíveis de envelhecimento. Dentre eles, está a flacidez, os vincos profundos abaixo das pálpebras e os vincos profundos ao longo do nariz, que se estendem ao canto da boca.

Auxilia, ainda, na realocação da gordura que tenha baixado ou tenha sido deslocada, na perda de tônus muscular na face inferior, na pele “frouxa” e no excesso de depósito de gordura sob o queixo e a mandíbula.

Para a escolha do procedimento correto para cada tipo de necessidade, é preciso consultar um cirurgião plástico. Ele irá ouvir o paciente e determinará qual tratamento é mais indicado para o seu caso.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 8130 RQE 2674

Formado em medicina pela UFSC e mestre em Cirurgia Plástica pela USP, o Dr. Evandro Parente dedica sua carreira para aliar o relacionamento de confiança com seus pacientes e a qualidade nos resultados. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da qual foi presidente na regional Santa Catarina.