Toxina Botulínica

Toxina Botulínica

A toxina botulínica, mais conhecida como botox, é um dos procedimentos não-cirúrgicos mais utilizados para diminuir os sinais de envelhecimento da pele, como rugas e linhas de expressão.

Confira no artigo algumas informações importantes sobre esse método não-invasivo e saiba a melhor maneira de aderir a esse tipo de procedimento de maneira confiável.

Como a toxina botulínica age no rejuvenescimento da pele?

A toxina botulínica consiste em uma proteína produzida por uma bactéria (Clostridium botulinum), capaz de bloquear os sinais nervosos musculares. Isso leva ao enfraquecimento do músculo e, consequentemente, impede que ele se contraia, o que atua diretamente na redução das linhas de expressão e rugas indesejadas.

Além disso, a toxina botulínica é um método que pode ser combinado com diversos outros procedimentos de rejuvenescimento facial, intensificando ainda mais a sua eficácia, como peeling químico, microdermoabrasão ou preenchimento dérmico.

Vale ressaltar, ainda, que a combinação de terapias, juntamente com a toxina botulínica, pode atuar na prevenção de novas rugas e desenvolvimento de outras linhas de expressão. Tudo isso será avaliado pelo cirurgião plástico especialista, que deverá ser escolhido com muito cuidado e atenção.

Como as aplicações são feitas?

O procedimento é feito por uma agulha extremamente fina, que leva a toxina botulínica diretamente ao músculo, enfraquecendo-o. As aplicações são bastante rápidas, duram cerca de 15 minutos e não há necessidade de anestesia. Dentro de alguns dias a uma semana os resultados já podem ser notados com precisão.

O número de aplicações varia conforme a extensão das rugas e as características faciais de cada paciente. Quanto aos efeitos da toxina botulínica, podemos afirmar que duram cerca de quatro meses, quando, então, os músculos voltam a reagir, juntamente com os sinais de expressão.

A aplicação de toxina botulínica é indicada para todos os casos?

Como vimos, a aplicação de toxina botulínica é indicada para amenizar as linhas de expressão e rugas, de forma geral. Observe detalhadamente para quais casos são recomendadas:

  • rugas verticais entre as sobrancelhas;
  • linhas horizontais na testa;
  • sulcos nasogenianos, conhecidos como “bigode chinês”;
  • pés-de-galinha no canto dos olhos;
  • bandas grossas do pescoço, conhecidas como “pescoço de peru”.

No entanto, para algumas situações, o procedimento pode não ser tão eficaz. Por isso, caberá apenas ao cirurgião plástico avaliar a espessura da pele, o grau de profundidade e o tipo da ruga a ser tratada, para verificar se o método trará bons resultados ou se deverá ser realizado outro procedimento.

Procure um profissional qualificado, para fazer o procedimento

Embora pareça simples, a aplicação de toxina botulínica na pele é um procedimento muito delicado e que só pode ser realizado por um profissional da saúde experiente.

Isso acontece pois é um tratamento bastante minucioso, já que é fundamental que o especialista conheça detalhadamente os 43 músculos faciais e, consequentemente, faça a aplicação correta e precisa da toxina botulínica.

Dessa maneira, para realizar o procedimento com eficácia, procure um cirurgião plástico, qualificado e reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Além disso, verifique os procedimentos já realizados pelo profissional e tire todas as suas dúvidas a respeito da técnica, durante a consulta. Desconfie de preços muito abaixo do mercado e lembre-se de que o barato pode sair bastante caro, inclusive para a sua saúde.

Gostou do artigo? Entre em contato com a nossa equipe tire todas as suas dúvidas.

Contato

Preencha o formulário abaixo para tirar dúvidas ou agendar uma consulta na Clínica Parente.